quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ganhador do Prêmio Nobel de Economia 2009 será anunciado no dia 12

A Real Academia Sueca de Ciências divulgará no próximo dia 12, em Estocolmo, o nome do ganhador do 41º Prêmio Nobel de Economia. A escolha teve seu processo iniciado em setembro de 2008 (antes, portanto, que fosse divulgado o nome do ganhador do ano passado). O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente 1 milhão de euros) será entregue no dia 10 de dezembro, em Escocolmo. O vencedor em 2008 foi Paul Krugman.

Processo de escolha

A escolha do premiado de 2009 teve início em setembro do ano passado, quando o Comitê para o Prêmio de Economia enviou formulários confidenciais para mais de 3 mil pessoas, que indicaram um nome (não poderia ser o seu próprio). O prazo para envio foi até 31 de janeiro e as indicações são protegidas por sigilo pelo prazo de 50 anos.

Entre março e maio deste ano, o Comitê enviou os nomes para a análise de especialistas da mesma área de trabalho dos indicados. Depois, entre julho e agosto, um informe com recomendações foi elaborado e, em setembro, enviado para a Real Academia Sueca de Ciências. Depois, o envio foi discutido em duas reuniões da seção de Economia da Academia.

No início de outubro foram escolhidos os ganhadores e as escolhas começaram a ser divulgadas nesta semana. O escolhido para o Prêmio Nobel de Economia é o último ser revelado: o anúncio acontecerá no dia 12.

Fonte: http://www.cofecon.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1892&Itemid=1



Nenhum comentário: